Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão

Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão, quais os pré-requisitos?

É preciso muita atenção na hora de contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão. Se engana quem acha que todos os fornecedores são iguais. A verdade é que cada um tem características específicas e próprias que podem impactar diretamente os equipamentos e suprimentos que serão ofertados.

Por isso, é preciso ficar muito atento aos diferenciais de uma empresa para outra. Considerando técnica, preço, experiência e os benefícios que os relacionamentos podem trazer para sua empresa.

Um bom fornecedor de suprimentos pode afetar positivamente toda sua cadeia. Melhorando sua margem de lucro, reduzindo seus custos e fazendo sua vida ser mais fácil como empreendedor do mercado de outsourcing de impressão.

Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão
Melhore sua margem de lucro com fornecedores confiáveis

É possível que você tenha muita oferta de suprimentos e esteja confuso sobre qual é o melhor para escolher. Pensando nisso, nesse texto vamos dar algumas dicas para te ajudar na hora de contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão.

Siga nossas dicas antes de tomar sua decisão e tenha certeza de que você está fazendo uma boa escolha para seu negócio.

1. Analise exatamente o que cada empresa está oferecendo

É comum que as propostas empresariais não venham tão abertas e claras quanto gostaríamos. Mas, a fim de tomar uma decisão acertada, você precisa saber exatamente o que cada um dos seus fornecedores em potencial está oferecendo. Afinal, você está colocando em jogo não só o dinheiro da sua empresa, mas também a credibilidade dela perante os clientes, que podem ficar insatisfeitos com o repasse de insumos de nível inferior.

Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão
Insumos de impressão

Então, se as propostas que você receber não forem claras o bastante ou não tirarem todas as suas dúvidas, não hesite em contatar o fornecedor em potencial e pedir explicações. Debata todos os detalhes e fique confortável com a proposta. Peça sempre que eles enviem a nova proposta por e-mail, a fim de ficar documentada e não se esqueça de analisar com cuidado o contrato de fornecimento, que deve estar de acordo com o previsto na proposta. Analise as propostas das empresas de igual para igual, comparando termos, desvantagens e vantagens de cada um.

2. Verifique o portfólio de clientes

Para quais empresas seu fornecedor em potencial presta serviço e vende suprimentos? Você conhece alguma e tem como entrar em contato? Faça isso! Perguntar não custa nada e, assim, caso a empresa te responda, você pode ter um panorama de cliente de como é o fornecimento da empresa que você está pensando em contratar.

Muitas vezes os clientes dessas empresas estão expostos no site institucional. Mas, caso contrário, pergunte se pode saber alguns nomes. É normal que contratos sejam secretos, mas provavelmente o fornecedor que você está estudando tem algum contrato aberto e público. Entre em contato com as empresas de forma assertiva e sucinta, pois ninguém tem o dia todo para tirar suas dúvidas.

Prefira mandar e-mails. Deste modo não atrapalha o fluxo de trabalho. E o faça de maneira clara, explicando de onde você é, como conseguiu aquele contato, qual é seu objetivo com o e-mail. E claro, elencando todas as suas dúvidas. Se ninguém responder, você pode seguir só as outras dicas e ir em frente. Mas se alguém responder, sua vida já fica bem mais fácil.

3. Busque por queixas online

Em tempos modernos como os nossos, é difícil esconder os problemas de uma empresa do resto do mundo. Isso porque já existem diversos canais de denúncia, formais e informais, onde os clientes podem reclamar de um serviço mal prestado ou de um produto de baixa qualidade.

Então procure o nome da empresa que você está pensando em fechar no Google e em sites de reclamações online para ver se existe algum resultado. Se sim, analise as queixas e críticas. A fim de tentar entender se elas são recorrentes, se tem fundamento e se foram resolvidas pela empresa.

Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão
Avalie a qualidade dos seus fornecedores

A forma como ela trata os clientes insatisfeitos vai ser a forma como ela tratará você, em caso de litigio. Procure também pelo CNPJ da empresa, a fim de verificar se ela está financeiramente saudável e em dia com suas obrigações legais. Todo cuidado é pouco na hora de contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão.

4. Verifique ao contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão se os suprimentos fornecidos são originais

Hoje é muito difícil ter certeza do que é original e o que é pirata. Visto que os produtos dessa última categoria estão cada vez mais “profissionais” e costumam enganar aos consumidores com olhos menos apurados.

Um fornecedor que te passe suprimentos piratas não é de confiança e vai acabar massacrando sua imagem com seus clientes. Sempre exija que o seu fornecedor mostre todos os selos de originalidade dos produtos que vai te fornecer.

Portanto desconfie de contratos de fornecimento que desviem muito do preço padrão praticado pelo mercado. Alguns descontos fazem parte, mas preços muito mais baixos podem significar que tem algum problema naqueles produtos. Ou até mesmo na prestação de serviço do seu fornecedor. Além de produtos que não são originais, ele pode também estar oferecendo produtos vencidos, perto da data de validade ou adulterados de alguma forma.

Certifique-se de ver também as datas pertinentes e os lacres de segurança.

5. Confirme se os suprimentos estão de acordo com as máquinas que você tem

Não adianta nada ter impressoras e outros aparelhos de uma marca e contratar um fornecedor de suprimentos focado em outra. Procure contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão que trabalhem com marcas que sejam as mesmas que seus aparelhos. Usar um suprimento genérico ou adaptado de outra marca não só vai acabar estragando sua impressora, como também vai aumentar a impressão errada, o desperdício de folhas e de tinta, etc. Ou seja, vai aumentar e muito seu custo.

Portanto prefira contratar fornecedores que trabalhem com as marcas que você conhece e opera. O ideal é sempre ter o parque gráfico da mesma marca. Porque, assim, você consegue economizar com peças, fornecedores (dificilmente vai precisar de mais de um) e também não vai precisar de uma equipe especialista em mais de uma marca.

Os custos diminuem quando você escolhe o fornecedor correto. E, muitas vezes, escolher o contrato de fornecimento mais barato não necessariamente fará com que essa escolha seja a ideal com relação ao custo/benefício.

6. Analise muito bem a logística de entrega ao contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão

Em um país com dimensões continentais e serviços à distância cada vez mais frequentes, você precisa analisar como funcionará a logística de entrega de seus suprimentos.

Em teoria, quanto mais longe o fornecedor de suprimentos de sua sede ou de seus clientes, maior será o custo de transporte e envio. Analise, então, quais são as modalidades de envio que seus fornecedores oferecem. E se algum deles tem algum benefício de frete para te oferecer.

Então, tenha na ponta do lápis como será sua cadeia. Os suprimentos vão até seu escritório e, de lá, você vai distribuir para seus clientes? Os suprimentos vão direto para seus clientes? Você confia no seu fornecedor para fazer essa transação? Analise todas as possibilidades para entender qual é a mais vantajosa para seu negócio e para seu cliente.

Uma cadeia de reposição que é falha ou demorada é um possível motivo para rompimento de contrato. E também para que você acabe perdendo seus clientes. Por isso, não deixe isso acontecer! Mantenha a logística como relevante pauta para sua decisão de como contratar um fornecedor.

Já sabe como escolher seus fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão?

Contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão
Encontre os fornecedores corretos!

Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher e contratar fornecedores de suprimentos para outsourcing de impressão corretamente. É normal ficar em dúvida, sem saber qual é o ideal para sua empresa e querendo agradar sempre mais seus clientes. Portanto, não tome decisões precipitadas. Analise com calma suas opções, verifique os dados e faça comparações. Tome seu tempo. Só assine um contrato de fornecimento de suprimentos quando estiver verdadeiramente confortável com a empresa escolhida.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *