Outsourcing de impressão: Venda sustentabilidade!

Outsourcing de impressão: Venda sustentabilidade!

Pode parecer impossível pensar em sustentabilidade quando a empresa tem uma grande demanda de impressões e quando seu trabalho tem dependência disso.

Parece estranho também que sua empresa de outsourcing de impressão possa vender mais do que só seus serviços, possa vender também sustentabilidade?

Pois é justamente sobre isso que vamos falar nesse texto.

A sustentabilidade é possível em qualquer que seja a área de atuação e qualquer que seja a demanda de impressões.

Deixar de usar papel ou diminuir vertiginosamente o uso dele ainda é muito inviável em alguns segmentos e trabalho.

Justamente por isso, é importante tentarmos criar opções de melhoria.

Para que possamos usar as impressões de forma consciente e sem impacto negativo em nosso planeta.

A sustentabilidade é mais importante do que parece.

Hoje existem muitas certificações que tem relação com a empresa ser ou não sustentável.

Essas certificações são muito importantes, especialmente na hora de procurar investidores, parceiros de fora do Brasil ou até mesmo parcerias internas.

Por isso, se você ou seu cliente acham que se preocupar com sustentabilidade não é importante, é hora de rever seus conceitos.

A conscientização ecológica já é muito valorizada em diversos mercados e a tendência é que ela continue se valorizando ainda mais.

Por isso, na hora de vender seu outsourcing para novos clientes, lembre-se de mostrar as vantagens ecológicas.

Além de vender as vantagens econômicas, venda também sustentabilidade!

Siga nossas dicas e veja o quanto contratar um outsourcing pode impactar positivamente a sustentabilidade empresarial.

1- Faça com que seu cliente em potencial analise sua pegada ecológica

A WWF, uma das ONGs ecológicas mais famosas do mundo, é criadora de um movimento chamado Pegada Ecológica.

Através de um questionário, o próprio site do movimento analisa qual é o estilo da sua empresa e analisa quais são os rastros que ela tem deixado no planeta.

Os hábitos de consumo e produção das empresas impacta diretamente nosso planeta.

Talvez ver os dados de forma tão clara faça com que as empresas percebam os problemas de uma atuação sem consciência ecológica.

Não é necessário usar o instrumento criado pela WWF para fazer essa análise.

Um simples levantamento de hábitos e dados já é suficiente para que seja possível traçar um perfil de comportamento.

No que diz respeito ao compromisso com sustentabilidade e associá-lo positiva ou negativamente do ponto de vista da sustentabilidade empresarial.

Tente fazer esse exercício em conjunto com seu cliente na hora de vender seu serviço de outsourcing.

Dessa forma ele perceba que existe muita margem para melhora na sustentabilidade empresarial.

2- Mostre as certificações no que diz respeito a sustentabilidade

Outsourcing de impressão: Venda sustentabilidade!
Apresente sustentabilidade para seus clientes.

Existem várias certificações atualmente no Brasil e no mundo que se preocupam com analisar a sustentabilidade empresarial.

É importante mencionar a relevância desse tipo de certificado para negociações entre empresas.

Para buscar financiadores e para participar também de algumas licitações.

Esses certificados requerem uma série de ações e comprovações de que a empresa está, de fato, comprometida com a sua sustentabilidade.

Do mesmo modo se tem práticas sustentáveis que impactam positivamente o planeta.

Por isso, é importante sempre agir de maneira cautelosa e com objetivo sempre.

Fazer a maior economia possível de papel e outros derivados relacionados para que essas certificações sejam mais facilmente adquiridas, com pelo menos alguns pré-requisitos ou etapas já cumpridas.

Não é impossível começar do zero caso a empresa esteja em busca desses certificados.

Mas é muito mais fácil se ela já tiver políticas de sustentabilidade.

Aponte os benefícios que ter uma empresa de outsourcing trará para esta missão.

Facilitando muito o acesso a estes certificados, que podem não parecer tão importantes agora.

Porém podem ser fundamentais em um futuro próximo, onde a perspectiva empresarial mude um pouco.

3- Softwares podem ajudar a controlar o número de impressões por mês

As impressoras mais modernas oferecidas por outsourcings de impressão tem capacidade de se conectarem com softwares.

Também oferecidos por esse tipo de serviço que servem para controlar o número de impressões por período.

Em um primeiro momento, poderá ser feita uma análise do quanto a empresa usa de papel e impressões no mês, ou em outro período que for desejada a análise.

Posteriormente, ainda é possível analisar quais são os departamentos ou áreas que mais utilizam o serviço.

Existe ainda a possibilidade de designar um número fechado de impressões por mês para cada funcionário, de acordo com seus cargos ou necessidades especiais.

Assim você tem um controle certeiro de quantas resmas de papel estará usando ao mês e controlará mais facilmente seu status de sustentabilidade.

Ao fazer uso desse tipo de software e aplicar esse controle você não só estará melhorando o valor sustentável da sua empresa.

Mas também estará economizando impressões que anteriormente eram feitas de forma desnecessária ou desmedida.

Ao apresentar as vantagens de contratar seu outsourcing de impressão, mostre os benefícios da sustentabilidade com o controle de impressões.

Bem como o impacto que isso terá nas finanças da empresa, reduzindo custos desnecessários.

4- Softwares podem ajudar a controlar o número de impressões erradas ou de desistências

Outro grande benefício de contratar um outsourcing de impressão é adicionar uma ferramenta de dupla-checagem nas impressoras contratadas.

Esse tipo de ferramenta, aliada com softwares como o da dica anterior, diminuem muito o número de impressões que foram enviadas por engano para a impressão.

Dessa forma praticamente acabam com as impressões que são feitas, mas que o usuário desiste e nem mesmo vai buscar.

Esse mecanismo de dupla-checagem consiste no seguinte: o usuário manda imprimir um documento, que é enviado via Wi-Fi para a impressora responsável.

O documento fica em uma espécie de nuvem e só vai, de fato, para a fila de impressão.

Logo depois que o mesmo usuário que o mandou para a impressora vai até a máquina e autoriza sua impressão, seja passando o crachá ou colocando uma senha.

Essa dupla-checagem faz com que apenas as impressões que realmente importam sejam impressas.

Os documentos mandados por engano ou os documentos enviados porque pareciam ser importantes, mas não são mais, não são impressos sem necessidade.

Eles ficarão na nuvem por algumas horas e, sem a dupla-checagem, serão deletados da lista da impressora.

É claro que isso impacta positivamente os objetivos sustentáveis da empresa

Mas também diminui bastante os gastos com impressões que não têm necessidade de serem feitas.

Portanto, sempre mostre essas vantagens – tanto sustentáveis, quanto financeiras – para seus clientes em potencial quando for vender o outsourcing de impressão.

5- Mostre que sustentabilidade e economia estão muito conectados

Seu cliente em potencial pode não ver valor em investir em softwares ou certificações de sustentabilidade e, por isso, pode achar que não vale a pena contratar um outsourcing de impressão.

Outsourcing de impressão: Venda sustentabilidade!
Aponte dados que a sustentabilidade é um bom negócio.

É nesse momento que você precisa oferecer dados que aliem a sustentabilidade que ele ganhará contratando seus serviços com a economia financeira, como:

•Ao usar menos papel;

•Não fazer impressões que não são necessárias;

•Ao limitar o número de impressões máximas ao mês;

A empresa estará economizando e tendo uma eficiência melhor em seus processos de impressão.

6- Mostre ao seu cliente que ele estará dando um sinal para seus funcionários e para o mercado

Ao mostrar preocupação com o ambiente, uma empresa está dando um sinal para seus funcionários e para o mercado onde atua.

É verdade que a sustentabilidade não costuma ser o primeiro motivo que leva um consumidor a contratar uma empresa.

Por outro lado cada vez mais essa questão tem sido considerada na balança do mercado.

Dessa forma um selo de sustentável ou práticas sustentáveis conhecidas diferenciem seu cliente dos concorrentes dele, o que trará vantagens financeiras e novos contratos

Além disso, um comportamento sustentável que perpasse toda empresa e seja capitaneado pelos cargos mais altos passará uma mensagem aos funcionários.

Que terão tendência a seguir o exemplo e ser mais austeros no consumo de papel e na demanda por impressões.

Ou seja, existem muitas vantagens em contratar um outsourcing de impressão e pensar de forma sustentável.

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